Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2019

POLÍCIA FAZ O LIMPA APREENDENDO BOLSAS NA FEIRA DOS IMPORTADOS DO SIA

FOTO DO SITE DO SINDICATO DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (SINPOLDF) www.sinpoldf.com.br   
  A equipe da Coordenação e Repressão a Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e Fraudes da Polícia Civil do Distrito Federal (CORF/PCDF) realizou, a Operação Bag e deu uma batida na Feira dos Importados do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A ronda começou, na madrugada dessa quarta-feira, (31/07), quando os agentes apreenderam 05 toneladas de produtos contrafeitos. Esses objetos eram bolsas, acessórios femininos, nacionais, importados (FOTO) e foram recolhidos pelos policiais em 14 bancas, daquele estabelecimento comercial.   
       Segundo o delegado da Divisão de Proteção ao Consumidor (DPCON/CORF), Marcelo Portela, “a operação aconteceu após três meses de investigações oriundas de denúncias de representantes de grandes marcas de luxo conhecidas mundialmente. Restou confirmado que tais produtos estavam sendo comercializados em larga escala, provocando a intervenção da Polícia Civil do DF no combate ao comércio ilegal de mercadorias contrafeitas”. O policial explicou que, “todos os responsáveis serão responsabilizados pelo crime de violação de propriedade de marca. Poderão, ainda, responder por outros crimes, como associação criminosa, ao alimentar o comércio ilegal e fomentar outros crimes, além de sonegação fiscal, contrabando e descaminho”.
     Portela ressaltou, ainda, que todas as mercadorias apreendidas serão devidamente periciadas e, após comprovada a falsificação, serão destruídas. “A polícia alerta à população que fabricar, distribuir ou comercializar produtos contrafeitos, ou seja, piratas é crime e as pessoas que não respeitarem, a legislação, estarão sujeitas às penalidades legais”.
       FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.sinpoldf.com.br


terça-feira, 30 de julho de 2019

CLONAGEM  DE PLACAS DE VEÍCULOS ESTÁ NA MIRA DA POLÍCIA 

 
FOTO DO SITE DO SINDICATO DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (SINPOLDF)   www.sinpoldf.com.br  

  A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) auxiliada, pela Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimonias (CORPATRI) lançou, nessa terça-feira, (30/07), a Operação Cards. O objetivo era cumprir, 20 mandatos de busca, apreensão e prisões de meliantes envolvidos na venda de placas e lacres falsos de veículos. Os fatos aconteceram em Taguatinga, Paranoá, Gama, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Plano Piloto, Águas Claras e Recanto das Emas. 20 pessoas foram presas, elas estavam envolvidas nos crimes de uso indevido de símbolo público, adulteração de sinal identificador de veículo, exploração ilegal de atividade econômica e associação criminosa.
       Segundo a Polícia Civil, “em 2018, o ano passado foram registradas pelo menos 2,8 mil ocorrências envolvendo veículos clonados. Em 2019, os registros têm acompanhado a mesma tendência estatística. Esse resultado deve-se à facilidade na obtenção de placas e lacres falsos, o que dificulta o trabalho repressivo de roubos e furtos de veículos. Isso porque a criminalidade tem adotado um modus operandi sofisticado, explica o delegado e coordenador da Corpatri, André Costa Leite. “Ao saírem para roubar, os criminosos já levam placas clonadas, efetuando a troca imediata logo após a subtração dos carros, dificultando, sobremaneira, o trabalho investigativo de localização e recuperação dos bens””.
      O delegado André Costa Leite explicou que, após a clonagem, os veículos são vendidos a terceiros de boa-fé, e usados em outros crimes ou remetidos para o exterior para troca por armas e drogas. Por sua vez, o cidadão que tem a placa copiada acaba submetido a uma série de problemas, pois passa a receber multas e pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação CNH referentes a infrações de trânsito que não cometeu. O policial explica, “ele pode também acabar como suspeito de crimes cometidos com o carro clonado, gerando constante dever de explicação às autoridades”.
          Apurou-se que a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) localizou, a existência de um comércio paralelo, lá, vários meliantes encomendam, placas de diversas formas. A maioria dos pedidos é feita, via aplicativos como próprio whatsapp e os emplacamentos ilegais feitos no meio da rua, de forma indiscriminada.  “Os criminosos vendiam placas não só do DF, mas também recebiam encomendas de outros estados, como Bahia e São Paulo. Cobrava-se em média R$ 250 para o kit placa traseira, dianteira e lacre. A ousadia era tanta que alguns desses indivíduos, além de fornecer a ladrões de carro, possuíam “lojas” na frente dos locais oficiais de emplacamento para prospectar parte da população desavisada”, ressaltou André Leite.
          O policial concluiu dizendo que, “a autorização para emissão de placas e o serviço de emplacamento é uma atividade privativa do Poder Público. Esse serviço é essencial ao controle da frota e segurança viária, sendo também elemento importante de fiscalização, pois permite aos órgãos de Segurança Pública a identificação de produtos de crime”.
       FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.sinpoldf.com.br

segunda-feira, 29 de julho de 2019


SHEYLA SAMPAIO GERA PROGRESSO NA POLÍCIA MILITAR EM APENAS 200 DIAS DE GESTÃO 
  
 FOTO DO SITE DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL www.pmdf.df.gov.br


  A coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Sheyla Sampaio (FOTO) completou, nessa segunda-feira, (29/07), 200 dias a frente do comando geral da instituição e com sucesso total. Apesar de ser, a primeira policial feminina a assumir essa função, após vencer resistências, Sheyla Sampaio destaca-se, cada vez mais, no seu dever de combater, o submundo do crime no Planalto Central. Toda essa produção é a receita do antídoto, contra o submundo do crime em Brasília. Entre várias atividades feitas pela PMDF, o seu departamento médico oferece: a saúde fornece atendimento especializado fortalecendo a autoestima do policial e de seus dependentes, disponibilizando equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. São 158 acolhimentos e mais de 1.200 visitas da assistência social, além de 1.762 atendimentos psiquiátricos.
         Segundo a coronel, “os cuidados também estão voltados para área da saúde orgânica e física do policial, por meio do aumento de investimentos e do foco no Centro Médico da PMDF (CMED). Tivemos a expansão nos atendimentos e melhorias no acolhimento dos usuários. No Centro Odontológico, foram feitas 7.171 consultas. Houve também 665 procedimentos cirúrgicos por médicos do CMed, bem como a inclusão de exames que, anteriormente, não eram executados pela corporação”. Houveram progressos, um deles foi, o começo do ano letivo na nova sede do Colégio Militar Tiradentes (CMT). A estrutura inovadora comporta 814 alunos, ou seja, 20% a mais do que no ano anterior. Na área educacional, nossa conquista mais importante foi a aprovação de 60% dos egressos do CMT nos vestibulares para a Universidade de Brasília (UnB).
       Sheyla Sampaio acrescenta, “Nós recebemos 245 novos alunos para o Curso de Aperfeiçoamento de Praças. Concluímos o Curso de Altos Estudos para Oficiais com 45 alunos e o Curso de Altos Estudos para Praças com 150 policiais. Incorporamos 120 novos cadetes na Academia de Polícia e promovemos 113 cadetes ao 2º ano do Curso de Formação de Oficiais. Houve também o ingresso de 750 alunos no Curso de Formação de Praças que, em breve, estarão nas ruas. Promovemos mais de 1.500 treinamentos com policiais militares no núcleo de pilotagem policial, além de incluir 2.409 participantes nas instruções de tiro policial”.
          A comandante explicou que, para ajudar nesse projeto das escolas compartilhadas, um grupo de 108 policiais militares da área administrativa da PMDF foram remanejados pelo Departamento de Gestão de Pessoal (DGP) para o Centro de Políticas Públicas com esse objetivo. Também estava incluída, a redução de interstício, que beneficiou com mais celeridade policiais militares com ascensão funcional na carreira. Esse fato entusiasma o policial,  deixa os militares mais motivados e população agradece. Sheyla Sampaio acrescenta, “um outro fator fundamental foi, a inserção de 274 policiais militares da reserva remunerada na corporação por meio do projeto Prestação de Tarefa por Tempo Certo (PTTC). A medida foi responsável pelo aumento do efetivo administrativo e consequente liberação de policiais aptos ao trabalho nas ruas”.
          Sheyla Sampaio concluiu, que era reconfortante saber que, a Polícia Militar evolui com Brasília. Com os olhos voltados, para o futuro, trilhamos nossa trajetória para o bem-estar da população do Distrito Federal. E não há nada mais gratificante para o profissional da segurança do que ver o seu trabalho dando certo com sucessivas reduções nos índices de criminalidade.

      FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pmdf.df.gov.br

sexta-feira, 26 de julho de 2019

POLÍCIA CIVIL OFERECE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS




FOTOS DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO GOIÁS (PCGO) www.policiacivil.go.gov.br
   A Divisão A Divisão de Proteção à Saúde do Servidor (DPSS) da Polícia Civil do Goiás (PCGO) (FOTO) localizada, na Rua 17, quadra 02, lote 04, casa 06, no Setor Aeroviário de Goiânia está oferecendo para a população, a partir de hoje, (26/07), alguns serviços médicos. Essas atividades são feitas, por uma equipe multidisciplinar, a intenção é fazer a prevenção e o tratamento de doenças surgidas o exercício da atividade laboral. A instituição é formada, pelo Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial (NIAB), Seção de Serviço Social (SSS), Seção de Projetos em Saúde (SPS) e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a unidade ainda percorre delegacias da capital e interior para orientar os servidores sobre os cuidados com a saúde física e mental.

          A agente da Polícia Civil e psicóloga especializada em neuropsicologia, Eliane Beppu relata. “Essa visita às unidades policiais, denominada de Operação Saúde, foi uma orientação do nosso diretor-geral, delegado Odair José Soares, para que todos os servidores passem a prestar atenção nas atitudes e cuidados que podem fazer a diferença na construção de uma rotina mais saudável”. Ela afirmou que, “muitos policiais e mesmo servidores administrativos passam por problemas físicos ou psicológicos, mas ainda são poucos os que procuram o suporte da unidade. Temos um serviço de excelência que precisa ser divulgado”.

       Segundo as informações da Polícia Civil do Goiás, “o corpo técnico formado por psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, enfermeiros, técnicos e engenheiro de segurança do trabalho, a DPSS realiza ações preventivas em saúde e acompanha o tratamento de servidores. Além disso, periodicamente, realiza campanhas de vacinação e doação de sangue. “A unidade dá o suporte necessário, dentro de suas especialidades técnicas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho do profissional de segurança pública, que é o maior patrimônio da instituição, ou mesmo de seus familiares”, explica o delegado-geral Odair José”. A PCGO explica que, “existe ainda o apoio social dos colaborados administrativos da unidade, que realizam o transporte de pacientes não acamados e com dificuldades de locomoção, para realização de exames e consultas, bem como empréstimos de material que auxiliam na readaptação física de pacientes acometidos por situações transitórias de incapacidade de mobilidade, tais como cadeiras de rodas, cadeira de banho e muletas. “Essa colaboração é parte fundamental do nosso trabalho”, diz Beppu. Diariamente, a DPSS realiza sessões de fisioterapia e psicologia, testes glicêmicos e aferição de pressão arterial”.

    A Polícia Civil do Goiás esclarece que,  a unidade fica responsável pelo acompanhamento de servidores que necessitem de licença do trabalho, seja por motivo de saúde física ou psicológica. “A atividade desenvolvida, sobretudo pelo policial, é naturalmente estressante. É importante saber que esse profissional precisa ter um acompanhamento para que essa rotina cansativa não afete sua qualidade de vida. Por isso, batemos na tecla do cuidado diário, seja uma simples ginástica laboral, até a atenção para problemas mais graves, como estresse pós-traumático ou Síndrome de Bournout, um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema”, alerta a coordenadora. Mais informações pelos telefones: (62) 3201-95-85 e 3201-95-89, ou no site da Polícia Civil do Goiás: www.policiacivil.go.gov.br.


  FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.policiacivil.go.gov.br

quarta-feira, 24 de julho de 2019

JORNALISTA DARÁ PALESTRA PARA POLICIAIS CIVIS DO GOIÁS 


FOTO DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO GOIÁS: www.policiacivil.go.gov.br

  O jornalista, escritor e professor, Clóvis de Barros Filho (FOTO) ministrará, uma palestra sobre Ética e Serviço Público, na próxima segunda-feira, (29/07), no Teatro Rio Vermelho no Porto Belo, Centro de Convenções, na Rua 04, 1400 do Setor Central de Goiânia. O evento será aberto, pelo governador, Ronaldo Caiado e contará as capacitações do Programa de Compliance Público. O encontro é uma parceria realizada, entre a Escola do Governo e a Controladoria Geral do Estado. O ponto de partida é a organização das normas e dos instrumentos referentes aos padrões de ética e de conduta.
         
    Segundo a Polícia Civil do Goiás, “na terça-feira, (30/07), Clóvis de Barros fará um workshop sobre ética para 400 servidores com cargos na estrutura básica e complementar do Executivo estadual, indicados pelos dirigentes dos órgãos. No evento de trabalho, realizado durante todo o dia no auditório do Tribunal de Justiça de Goiás, serão abordados os temas Ética e Moral, Ética e Valores e Ética e Eficácia”. O jornalista está na expectativa de encontrar lá no local, superintendentes, gerentes e assessores especiais (indicados).

   Clóvis de Barros Filho é um palestrante renomado internacionalmente, com uma bagagem bem ampla de estudos e vários livros sobre ética. Ele é um mestre em Ciência Política, pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(ECA-USP). Ele também é coordenador do programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Dentre diversos livros, publicou Ética na Comunicação (2008), O Executivo e o Martelo: Reflexões Fora da Caixa Sobre Ética Nos Negócios (2013), Corrupção: Parceria Degenerativa (2014) e Ética e Vergonha na Cara! (2014). As pessoas interessadas em participar da palestra saibam que, as inscrições são limitadas e estão abertas no portal do aluno da Escola de Governo: www.sct.segplan.go.gov.br/portalaluno/.

   FONTE DAS INFORMAÇÕES:  www.policiacivil.go.gov.br

terça-feira, 23 de julho de 2019


 SUPER POLICIAMENTO PRENDE EMPRESÁRIO NO PARANÁ


 
FOTO DO SITE DA POLÍCIA FEDERAL www.pf.gov.br

  Uma parceira entre as Polícias Federal, Militar do Paraná e a Força Nacional, aconteceu nessa terça-feira, (23/07) e foi batizada de Operação Trattoria. O forte aparato policial era fruto das investigações iniciadas há 06 meses e tinha o apoio do Ministério Público da Comarca de Capanema. O objetivo era apurar e prender pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. A mega equipe cumpriu,  dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal de Capanema. A batida policial foi na casa de um empresário do município de Planalto (PR) e também em uma empresa de manutenção de veículos.

          O homem de 24 anos, que não teve, o seu nome divulgado pela polícia foi preso, por portar um revólver calibre 38 e 33 projéteis do mesmo calibre. A polícia apreendeu também, mais de R$ 11 mil em espécie e celulares (FOTO). A arma, o dinheiro, e as munições foram aprendidos e, juntamente com preso, foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil daquela cidade para os procedimentos legais.

          Segundo a Polícia do Paraná, “A primeira fase da Operação Tratoria foi deflagrada em 27 de novembro de 2018. A intensão era investigar, vários crimes ocorridos nas proximidades da fronteira, expandindo-se aos municípios de Capanema, Planalto e Pérola D’Oeste, no sudoeste paranaense”. Os policiais contaram que, “desde o seu início, um total de quatro pessoas já foram presas nessa investigação e apreendidos tratores furtados/roubados, automóveis, armas de fogo e munições, além de documentos e dinheiro em espécie”. Mais informações na Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, pelo telefone: (45) 3576-55-15.

      FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pf.gov.br

segunda-feira, 22 de julho de 2019


 PARCERIA ENTRE AS POLÍCIAS BRASILIENSE E MINEIRA RESULTAM EM PRISÃO DE HACKER


FOTO DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL www.pcdf.df.gov.br


  A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, prendeu hoje, (22/07), em Juiz de Fora/MG, um hacker de 19 anos (FOTO) acusado de desenvolver vírus para fraudes bancárias. A investigação teve início no ano de 2017 a partir de um vídeo divulgado em um site de compartilhamento. A equipe da DRCC tomou conhecimento da existência de um malware denominado “KL DNS”, desenvolvido com o objetivo de infectar modens/roteadores, a fim de capturar senhas de usuários do Internet Banking.
          Essas senhas são utilizadas em crimes de subtração de valores depositados em contas bancárias. O objetivo do vídeo divulgado seria de comercializar o vírus para pessoas interessadas em cometer crimes de fraudes bancárias por meio da internet, sendo que até a presente data o referido vídeo obteve 13.672 visualizações. O próprio vídeo indica ainda o que interessado deve fazer para obter contato com o fornecedor.

      FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pcdf.df.gov.br


POLÍCIA PRENDE HOMEM DIRIGINDO E FUMANDO MACONHA NO CENTRO DE BRASÍLIA

FOTO DO SITE DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL www.pmdf.df.gov.br 



  A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu, um homem que foi flagrando dirigindo e fumava maconha (FOTO), por volta as 07h30minun de hoje, (22/07). O fato aconteceu na Via S2 da Asa Sul, quando o meliante conduzia, um Fiat Pálio e ao mesmo tempo, se drogava. Os policiais do Grupo Tático Móvel (GTM) não divulgaram, a cor, nem a placa do veículo, que estava indo para o Venâncio 2000 e não obedeceu a ordem para parar.


   Os policiais patrulhavam pelo local, eles flagraram, o cidadão consumindo o entorpecente, ele não parou e foi detido pela tropa, logo a frente. Ao abordarem o meliante, a equipe de militares achou na carteira dele, um pouco de maconha e o resto da droga em uma caixa azul no interior do veículo. O condutor foi levado, para o xilindró da 5ª DP, lá, ele foi autuado e porte de substância entorpecente, e o veículo foi recolhido ao depósito.

    FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pmdf.df.gov.br



POLÍCIA APREENDE ANIMAIS NA BOLEIA DE CAMINNHÃO NA ESTRUTURAL


 
FOTOS DO SITE DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL www.pmdf.df.gov.br

  Os policiais ambientais resgataram uma jiboia, de aproximadamente 70 cm de comprimento (FOTO), escondida na boleia de um caminhão, nessa segunda-feira, (22/07). O animal foi encontrado pelos mecânicos que fariam a manutenção do veículo em um galpão na Estrutural. Os policiais do Batalhão Ambiental também resgataram um mico de tufo preto (FOTO) na QI 13, no Lago Sul. O animal foi encontrado no jardim do escritório de advocacia com a pata machucada. Por último, o show de apreensões da Polícia Militar Ambiental (PMA), em Samambaia. uma coruja buraqueira, que estava com a sua asa ferida foi resgata pelos militares.
      Mesmo levando um susto, ninguém se machucou. Segundo o cabo Fernando do Nascimento, as jiboias costumam evitar o contato com os seres humanos. Mas ele alerta: “ao se deparar com um animal silvestre, é importante isolar o local e evitar que crianças e animais domésticos entrem em contato com ele”. A Polícia Militar Ambiental (PMA) explicou que, medida é necessária para evitar, a transmissão de doenças. Todos os animais resgatados foram encaminhados, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Taguatinga. Neste ano, o Batalhão Ambiental resgatou 1364 animais, entre aves, mamíferos e répteis.

     FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pmdf.df.gov.br

sexta-feira, 19 de julho de 2019


POLÍCIA PRENDE LADRÃO CAMPEÃO DE FURTOS NO SIA


FOTO DO SITE DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAwww.pmdf.df.gov.br   
  Um ladrão campeão de furtos no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) de Brasília foi preso, nessa sexta-feira, (19/07), pelos policiais militares da Ronda Tática Móvel Bravo 03 (ROTAM BRAVO 03).  O fato aconteceu, quando a tropa foi informada que, homem em um VW Gol branco (FOTO), de placas JKJ 6702 de Brasília/DF fazia vários furtos no local.  

       Pouco tempo depois, com o apoio Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp), a equipe conseguiu localizar o infrator, que fugiu em alta velocidade pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG), rumo ao Vicente Pires. Ao passar em frente a uma construção, o homem desceu do carro e fugiu a pé, mas não conseguiu ir longe. Após sua captura, os militares o encaminharam para a 12ª Delegacia de Polícia, onde foi reconhecido pelas vítimas. Constavam em seus registros 11 passagens por furto e uma tentativa de homicídio.
         
      A tropa contou com o apoio de outros policiais militares, da Ronda Tática Móvel (ROTAM A-01, A-04), Fenix 03, ambos do 17º Batalhão (17º BPM).
              
           FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pmdf.df.gov.br

quinta-feira, 18 de julho de 2019



POLÍCIA PRENDE DUPLA QUE VENDIAM PASSAGENS ILEGALMENTEM NO CENTRO DE BRASÍLIA   

FOTO DO SITE DA POLÍCIA CIVIL  DO DISTRITO FEDERAL www.pcdf,df.gov.br   

   Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e da Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade realizada, nessa quinta-feira, (18/07), prendeu uma dupla de estelionatários, no Plano Piloto, centro de Brasília. Os homens que não tiveram, os seus nomes divulgados pela polícia passavam nas catracas, os cartões de outros passageiros, nas catracas do Bus Rapid Transit, ou Transporte Rápido por Ônibus (BRT). Esses cartões eram:  Vale-Cidadão, Vale-Transporte, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), Passe Livre Estudantil e Funcional. Denominada Cartão Vermelho, a operação é de responsabilidade da Coordenação de Repressão a Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (CORF), do Departamento de Polícia Especializada (DPE). Foram presos R.dosS.M., 47 anos, e C.R., 43, que estavam vendendo passagens a R$ 05 com um cartão DFTRANs e dois de Vale-Transporte, tendo apurado, em menos de uma hora, a quantia de R$ 107.

          Segundo a Polícia Civil, “estelionato praticado contra a administração pública vinha sendo monitorado por equipe da Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade (SUFISA). Hoje pela manhã, delegados e agentes da Corf flagraram as mesmas pessoas apontadas pela Sufisa praticando reiteradamente o delito nos validadores instalados nas catracas dos terminais de integração do Plano Piloto. A conduta criminosa se perfaz quando os usuários utilizam cartões de terceiros (e alguns casos os próprios cartões) para comercializar ilegalmente passagens, vendendo os créditos para qualquer interessado. A prática mais comum da fraude consiste no fato de o autor recarregar o cartão em um dos postos de recarga e, em seguida, se dirigir às catracas de embarque de passageiros à procura de interessados na compra das passagens”.

          Na investigação, os policiais apuraram que, “os vendedores oferecem ao público as passagens, mantendo-se posicionados próximos aos validadores. Ao realizarem as vendas fraudulentas, seja para uma pessoa individualmente ou para um grupo, passam o cartão no aparelho validador, de determinada catraca, quantas vezes forem as vendas fraudulentas realizadas. Então, se um autor vende bilhetes (créditos) para um grupo de cinco pessoas, passa cinco vezes o cartão no validador, no mesmo momento e em sequência, e depois passa os clientes pela catraca”. Os agentes explicaram que, “no caso dos cartões “Cidadão” e “Vale Transporte”, que são recarregáveis (permitem inserção de créditos), o ciclo da fraude acontece da seguinte forma: o estelionatário cobra de seu primeiro cliente o valor de R$ 5,00, que é valor de uma tarifa, acontecendo o débito no cartão do mesmo valor. Em seguida, quando acontece a segunda e a terceira vendas, o estelionatário recebe R$ 5,00 de cada usuário, mas não ocorre o débito no cartão, pois acontece a “integração” nas segunda e terceira vendas. A “integração” consiste na isenção das segunda e terceira tarifas, que são subsidiadas pelo Governo do Distrito Federal”.

          A Polícia Civil de Brasília explicou que, “o Governo do Distrito Federal (GDF) paga, a concessionária de transporte público o valor de R$ 4,05 em cada “integração”, ou seja, na segunda e terceira vendas do ciclo o autor tem lucro de R$ 10,00 e prejudica o erário público em R$ 8,10. No caso dos cartões PNE, PLE e Funcional, o lucro dos estelionatários chega a 100%, pois não há necessidade de carregar o cartão com créditos”. Os policiais disseram que, “os cartões PNE e PLE são totalmente subsidiados pelo Distrito Federal. O cartão PNE confere 16 acessos por dia (para o deficiente que dependa de acompanhante) e oito acessos por dia para aqueles que não dependem de acompanhantes”. O cartão PLE é concedido com 54 acessos mensais, podendo chegar a 132 acessos mensais, caso o estudante usuário comprove, a necessidade.
              

               FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pcdf.df.gov.br


 DUPLA É DETIDA COM PAGA SAPO NA RODOVIÁRIA DE BRASÍLIA

FOTO DO SITE DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL www. pmdf.df.gov.br 


   Um homem de 18 anos, que não teve o seu nome divulgado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi encaminhado, à Delegacia por portar um simulacro de arma de fogo, o famoso “paga sapo” (FOTO), na manhã dessa quinta-feira, (18/07), na Rodoviária do Entorno, antigo Touring, área Central de Brasília. Os policiais, sargento Jorge e soldado L. Oliveira faziam patrulhamento na região, quando avistaram dois rapazes em atitude suspeita. No momento da abordagem, ele encontraram um simulacro de arma de fogo com o maior de idade. Com o adolescente de 14 anos que acompanhava o suspeito, nada foi encontrado.

          Segundo o menor de idade, ele conhecia há pouco tempo o homem e iria morar com ele por estar jurado de morte em Águas Lindas de Goiás, local onde residia. Diante disso, os envolvidos foram encaminhados à 5ª DP para registro. O meliante tem passagens por roubo e receptação, cometidos quando ainda adolescente. O jovem de 14 anos não tinha passagem pela polícia.

              FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pmdf.df.gov.br




POLÍCIA APREENDE DEZ FUZIS E A JUSTIA A PRESENTEIA


            
   FOTO DO SITE DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL www.pmdf.df.gov.br 




    A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recebeu, na manhã dessa quinta-feira, (18/07), 10 fuzis e uma espingarda (FOTOS). A doação inédita ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral dessa instituição. O armamento foi apreendido em uma operação feita por essa própria polícia, que em agosto do ano passado, e envolveu diversas viaturas, além do helicóptero da Corporação, durante a perseguição a uma caminhonete. Na ocasião, os policiais conseguiram interceptar o veículo próximo ao restaurante comunitário de Samambaia e prenderam cinco pessoas.
   
     Ao todo foram recebidas 11 armas, sendo uma espingarda adaptada para arrombamento, cinco fuzis calibre 762 e cinco calibre 556. As armas de uso restrito são de fabricação Iugoslava, Americana e Turca. O coronel Carlos André do Departamento Operacional (DOP) informou que, “ainda não há uma definição de quais unidades receberão o armamento, mas pelas características das armas, a destinação ocorrerá para o Batalhão de Operações Especiais (BOPE)”. Segundo ele, “a PMDF já utiliza os calibres 556 e 762 e que, atualmente, a Polícia Militar conta com 203 fuzis que são utilizados por policiais previamente habilitados”.
       
         Por fim, o major Gondim, comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) destacou, a importância da operação policial, a qual resultou nestas apreensões e de como a Polícia Militar está atenta ao seu trabalho, executando-o da melhor forma. Ele informou que o próprio Ministério Público do Distrito Federal resolveu doar as armas a Polícia Militar.  
              FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pmdf.df.gov.br



HOMEM É PRESO COM CELULAR ROUBADO EM SÃO SEBASTIÃO




FOTO DO SITE DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL www.pmdf.df.gov.br
   Um homem, de 20 anos de idade, que não teve, o seu nome revelado pela polícia foi preso, por receptação no Parque de exposições, próximo a rua 1, Bela Vista, em São Sebastião. O fato aconteceu, por volta das 0h30minun, dessa quinta-feira, (18/07), quando os policias, o sargento Cláudio Lopes e o soldado Regis Avelar flagraram com o cidadão, um celular roubado (FOTO).
     
      Os policiais lotados no 21º Batalharam patrulhavam o local, quando flagraram, o cidadão em atitude suspeita e o abordaram. Segundo a polícia militar, “o meliante estava em atitude suspeita, próximo a uma boca de fumo e foi abordado”. Na hora da revista, os militares não encontraram nada de ilícito  com o homem, mas ao vasculharem, o numero de identificação do celular (IMEI), a equipe constatou que havia registro de roubo ou de furto para o aparelho. O suspeito foi apresentado na 5ª DP de São Sebastião.

     FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pmdf.df.gov.br

quarta-feira, 17 de julho de 2019


POLÍCIA PRENDE TRAFICANTES EM SÃO PAULO COM MAIS DE MIL ENTORPECENTES
  
FOTO DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO (PCSP)

   Nessa quarta-feira, (17/07), policiais civis da Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Entorpecentes de Santos (Deinter 6) prenderam dois homens com mais de mil porções de drogas no (FOTO) bairro Belas Artes, em Itanhaém, litoral de São Paulo. Eles foram pegos enquanto administravam os entorpecentes, que foram apreendidos. As equipes iniciaram buscas em um trecho conhecido como 'B.A.'. No local, os policiais encontraram os criminosos.

         Com a dupla, foram apreendidos 673 pinos com cocaína e 350 pinos com crack, além de 108 porções de maconha e um caderno com a anotação de contabilidade do tráfico. Os acusados foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

       FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.policiacivil.sp.gov.br


POLÍCIA MILITAR DO GOIÁS PRENDE QUADRILHA DE ESTELIONTÁRIOS

                           FOTO DO SITE DA POLÍCIA MILITAR DO GOIÁS www.pm.go.gov.br                       

   Hoje, (17/07), os homens da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar do Goiás (12ª CIPM), sargento Leandro e soldados Reis e Henrique, com apoio da viatura composta pelos sargentos Sérgio, Lisboa e cabo Barros, foram informados por uma Instituição Financeira da cidade de Quirinópolis(GO) (FOTO), que um homem em atitude suspeita estava tentando cometer fraudes com cheques. Os policiais realizaram levantamentos de inteligência e através de imagens do vídeo monitoramento conseguiram abordar um veículo Chevrolet/Onix, com três suspeitos no centro da cidade.

          Os policiais encontram dentro do veículo dos estelionatários: 50 folhas de cheques em branco, 02 cheques preenchidos nos valores entre nove 09 e 34 mil reais, 03 celulares, 01 impressora e 01 notebook. Segundo a Polícia Militar do Goiás, um dos bandidos detido, já havia sido preso naquele município, pelos mesmos crimes, ou seja, fraude e estelionato.

          Os marginais, veículo e objetos apreendidos foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de Formação de Quadrilha, Estelionato e Falsidade Ideológica. Posteriormente, os autores foram conduzidos ao Centro de Inserção Social (CIS) de Quirinópolis, onde ficaram à disposição do Poder Judiciário.

  FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pm.go.gov.br