Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2016

SINPOL/DF ACOMPANHARÁ ATUAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS DURANTE MANIFESTAÇÕES DO IMPEACHMENT


Esplanada_Toninho_Tavares_Agencia_Brasilia
Diante da falta de informações divulgada nessa quarta-feira, (13/04), por parte da Polícia Civil do DF (PCDF) quanto ao trabalho que será realizado pelos policiais civis durante os dias de votação do impeachment, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (SINPOL/DF) faz alguns alertas para as condições adequadas de trabalho e atividade fim da PCDF. Durante esta semana e no próximo final de semana, é esperado um público de dezenas de milhares de manifestantes na Esplanada dos Ministérios (FOTO). A Secretaria de Segurança Pública do DF já foi acionada e informou que 700 policiais civis serão convocados. Com a expectativa de acirramento das manifestações de favoráveis e contrários ao impeachment, a probabilidade de atuação dos policiais aumenta.

Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, “É de conhecimento público a falta de efetivo na PCDF. Também é importante salientar que os policiais civis não são treinados para atuação em distúrbios sociais e não têm treinamento aprofundado em utilização de armamentos munições menos letais, que são recomendáveis para eventos deste porte. A exceção para isso fica por conta das equipes operacionais. Durante a Copa do Mundo, avançamos muito ao não sermos escalados para realizar o trabalho de outras forças policiais. Nesse sentido, certos de que os policiais civis não se eximem de trabalhar durante o evento, entendemos que a atividade deverá ser aquela que compete à PCDF, ou seja, a investigação de crimes e polícia judiciária”.

A carga horária semanal também precisa ser respeitada, uma vez que as demais forças policiais terão direito a vantagem pecuniária pelo serviço extra, enquanto a os policiais civis não recebem horas extras ou noturnas. Dessa forma, sugerimos à Direção Geral da PCDF uma melhor adequação das atividades desempenhadas pelos policiais civis durante as manifestações relacionadas ao impeachment, conforme o que segue:

1 – Transitar a pé ou de viaturas, na área do evento, com equipes de no mínimo seis policiais; 2 – As equipes de preservação de local de crime e de investigações devem manter número suficiente de policiais de forma a garantir a integridade da equipe; 3 – As abordagens deverão ocorrer mediante fundada suspeita de crime e sempre em número proporcional de policiais; 4 – Deverão ser checadas todas as condições dos equipamentos a serem utilizados; 5 – Toda e qualquer situação de anormalidade deverá ser comunicada ao Delegado responsável pela área e ao Ciade; 6 – Na impossibilidade de atender situações devido ao baixo efetivo, a SAAEI deverá ser comunicada, bem como o Delegado Chefe, a fim de que solucionem o problema. A situação de falta de efetivo, caso aconteça, deverá ser esclarecida pelo telefone, pelo rádio, na ocorrência gerada pelo fato e registrado no relatório final de plantão; 7 – O Sinpol deverá ser comunicado imediatamente de qualquer fato que envolva policial em situação de risco ou sem condições adequadas de trabalho.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) manda um recado para a população brasiliense. “Aos cidadãos que pretendem participar do evento recomendamos: 1 – Evitar discussões acaloradas com grupos contrários; 2 – Não responder a provocações ou ofensas, evitar brigas e tumultos; 3 – Não portar objetos de valor e não deixar a mostra celulares e dinheiro; 4 – Não deixar objetos de valor no interior de veículos; 5 – Identificar as crianças com crachás ou pulseiras com nome da criança e telefone do responsável; 6 – Ocorrências de menor potencial ofensivo como anexas, furtos e perturbação, bem como acidentes de trânsito sem vítimas podem ser registrados pela internet no site da Delegacia Eletrônica: www.delegaciaeletronica.pcdf.df.gov.br. O Sinpol-DF acrescenta, ainda, que manterá equipes de diretores atuando durante os eventos dos dias 15, 16 e 17 de abril de 2016.


FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.sinpoldf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário