Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

 



17ª DP COMBATE CRIME ORGANIZADO 171 APLICOU GOLPES EM SITE  DE COMÉRCIO ELETRÔNICO EM TAGUATIGA NORTE “PRA FICAR ESPERTO”




FOTOS DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF): www.pcdf.df.gov.br

A 17ª DP saiu na manhã dessa sexta-feira, (06/02), em combate a um crime organizado 171, em Taguatinga Norte, pra ficar esperto (FOTOS). O fato aconteceu, com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A facção de estelionatários é especializada, na prática de golpes contra clientes de um site de comércio eletrônico. As investigações iniciaram, no início do ano passado. Foram registradas 12 ocorrências policias, por vítimas que vendiam, aparelhos celulares de alto custo. As vendas ilegais aconteceram, em um site de comércio eletrônico. Inicialmente foi possível prender, um receptador dos aparelhos que atuava na região do Centro de Ceilândia. O marginal autuado, por receptação qualificada e uma parte dos aparelhos celulares subtraídos foi recuperada. As investigações avançaram e levaram a identificação de 07 integrantes do crime organizado. A maioria desses bandidos era Curitiba/PR, para onde parte dos celulares foi destinada.

Apurou-se que somente, em uma conta de uma plataforma de entrega, os golpistas solicitaram 47 viagens de moto no Distrito Federal. Toda essa trama tinha, fortes indícios de que existam outras vítimas dessa máfia 171. As vítimas afirmavam que, após o anúncio do produto, elas eram procuradas por outra pessoa. O meliante dizia-se interessado, no aparelho e afirmava que ia fazer, o pagamento, por meio da própria plataforma.

Após uma breve conversa, os estelionatários encaminhavam, um e-mail, para as vítimas e simulando o pagamento na plataforma. Em seguida, esses golpistas enviavam, um motoqueiro para buscar, o aparelho celular na residência das vítimas. Assim que o celular era retirado, as vítimas recebiam outra mensagem e solicitando, o suposto pagamento de uma comissão, para liberação do dinheiro.

Mesmo pagando a taxa, as vítimas percebiam que o pagamento era falso e ficavam sem o aparelho celular e sem o valor da taxa. Os mafiosos  foram indiciados,  por 12 crimes de estelionato (fraude eletrônica) e também por lavagem de capitais e organização criminosa. Foram expedidos mandados de busca e apreensão contra os dois líderes do grupo criminoso. Os mafiosos são residentes, em Curitiba/PR e as prisões estão sendo cumpridas hoje.

O artigo 171 do Código Penal Brasileiro diz: “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Estelionato é crime, a pena de reclusão é de 01 a 05 anos de cadeia e multa”.

Eu só tenho, uma pergunta a fazer, pra você meu caro e querido leitor:

_ “Desde quando, bandido assume, o que faz” ?

A verdade é que o Crime Organizado, em si é uma praga, que há mais de 40 anos infelizmente instalou-se, no seio da sociedade brasileira e difícil de ser destruído, mas não impossível. Basta, as autoridades, principalmente as do Congresso Nacional fazerem, leis mais duras, rigorosas e sem brechas, para passar, a mão na cabeça de criminoso nenhum e não poupar máfia nenhuma.

Passou da hora dos bandidos do Brasil, de uma branco, de terno e gravada sentirem, o “peso das mãos da Lei e da Justiça”. Isso, é, se é que existe Justiça forma geral, ou seja “marginais pés de chinelo ou do colarinho” de verdade no Brasil.

FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pcdf.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário