Páginas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

 

 TRAGÉDIA NO RÁDIO DE BRASÍLIA: JUAREZ VIEIRA FOI ATROPELADO E MORTO NO PISTÃO NORTE DE TAGUATIGA




FOTOS DO MEU ARQUIVO PESSOAL

O radialista sertanejo pioneiro de Brasília, Juarez Vieira de Brito, 64 anos de idade foi atropelado e morto, na manhã chuvosa do último sábado, (07/02) (FOTOS). A tragédia criminosa aconteceu, quando o “locutor dos passarinhos” pedalava, a sua bicicleta no Pistão Norte de Taguatinga (FOTOS). O motorista do carro foi Samuel Pereira Santos, 30 anos de idade e foi preso no local do crime (FOTOS). Samuel Pereira Santos passou, por exames realizados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). Constatou-se que o criminoso tomou, um violento porre e o resultado de bafômetro marcou, 1,32 mg/L de álcool por litro de ar. A quantidade era, quase 04 vezes acima do limite que caracteriza crime de trânsito no Brasil. O Corpo de Bombeiros foi acionado, às 10 horas e 09 minutos e encontrou, a vítima em parada cardiorrespiratória. Mesmo com manobras de reanimação, Juarez não resistiu aos ferimentos e teve, o óbito declarado no local (FOTOS).

Os agentes também constataram, que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, o Samuel Pereira Santos estava vencida desde 2025 e o veículo não era licenciado desde 2024. O motorista foi detido, ele recebeu, autuações e teve, o carro removido ao depósito.

A Rádio Atividade FM, local onde Juarez Vieira trabalhou durante anos divulgou, nota lamentando a morte. A emissora destacou, que o “locutor dos passarinhos” ele era uma das grandes vozes do rádio e marcou, a vida de milhares de ouvintes. A rádio afirmou que seu nome e sua voz “jamais serão esquecidos”.

O QUE DIZ O DER?

“O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) informa, que foi responsável pelo atendimento do referido sinistro de trânsito que culminou com a morte do ciclista. Os agentes do DER-DF realizaram, o teste do bafômetro no motorista, que acusou 1,32. Isto é, 1,32 mg de álcool por litro de ar alveolar (mg/L), quase quatro vezes, o limite que já configura crime, ou seja, indica embriaguez severa.

      Samuel Pereira Santos estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde outubro de 2025 e o veículo, com licenciamento vencido desde 2024. O assassino do Juarez Vieira foi detido e foram lavrados, os autos de infrações por: embriaguez ao volante, CNH vencida há mais de 30 dias e veículo não licenciado. O veículo foi removido ao depósito.

O QUE DIZ A ATIVIDADE FM BRASIL?

“Hoje nos despedimos de uma grande voz do rádio e de um ser humano inesquecível. Juarez Vieira, radialista que marcou história com sua dedicação, talento e paixão pela comunicação, nos deixa, mas seu legado permanece vivo”.

Durante muitos anos, Juarez Vieira fez, parte da Rádio Atividade FM levando: informação, alegria e companhia a milhares de ouvintes. Sua voz não era apenas, som era presença, era amizade, era parte da rotina de muita gente. O rádio perde um profissional exemplar. A Atividade FM perde, um parceiro de jornada. E todos nós perdemos alguém que acreditava no poder da palavra e na força da comunicação.

Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos e ouvintes. Obrigado, Juarez Vieira, por tudo que você construiu no rádio e na vida. Seu nome e sua voz jamais serão esquecidos.

O SEU ASSASSINO PERMANECE E VAI RESPONDER EM LIBERDADE

     O assassino do Juarez Vieira, o Samuel Pereira Santos colocado, em liberdade provisória pela Justiça do Distrito Federal. Esse episódio aconteceu, após audiência de custódia realizada, na tarde desse último domingo, (08/02). Samuel apresentava sinais evidentes de alteração e não conseguiu informar sequer, o telefone de familiares ou de um advogado.

Submetido ao teste do bafômetro, o motorista registrou 1,32 miligrama de álcool por litro de ar expelido. É um índice considerado extremamente elevado, pela legislação brasileira e quase quatro vezes acima do limite, que já configura crime de trânsito.

ROTINA DE CICLISMO

Juarez Vieira pedalava, pela via de acesso, à Estrada Parque Ceilândia (EPCL) e foi atingido pelo veículo. Conhecido na comunidade, ele trabalhava como locutor da Rádio Atividade e comandava, o programa Acorda, Brasília. Nas redes sociais, ele compartilhava frequentemente sua rotina de ciclismo e registros de passeios de bicicleta.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado, às 10 horas e 09 minutos da manhã, desse último sábado, (07/02).  As equipes chegaram, nas proximidades da Academia da Polícia Militar, elas encontraram, o ciclista com lesões graves e em parada cardiorrespiratória. “Diante do quadro, os militares realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). Apesar de todos os esforços e protocolos de suporte avançado de vida, a vítima não resistiu aos ferimentos e o óbito foi declarado no local”, informou a corporação em nota.

A MINHA AMIZADE COM O JUAREZ VIEIRA

               Eu conheci o Juarez Vieira pessoalmente, em fevereiro de 1994 na saudosa Rádio Planalto AM 890 khz. Eu escrevi pro programa, “A Cidade Contra O Crime” do Roberto Cavalcanti, o Perdigueiro. Eu escrevi uma carta, pro Roberto Cavalcanti pedindo, a gravação do último programa Mário Eugênio, O Gogó das Sete. O Perdigueiro disse que tinha, a fita, se eu fosse lá, ele me daria a fita e assim foi feito. Eu ganhei, fita do último programa Mário Eugênio, O Gogó das Sete. Fiz amizade com o Roberto Cavalcanti, o Perdigueiro, com o Juarez Vieira e toda turma da Rádio Planalto AM. O Juarez Vieira fazia, o programa Músicas de Nossa  Terra, das 04 às 06 horas e 30 minutos da manhã.

      A Planalto AM foi extinta de Brasília e ficou fora do ar durante muito tempo. O Juarez Vieira e o Roberto Cavalcanti, o “Perdigueiro” foram, pra Rádio Bandeirantes AM. Eu visitei, o novo programa do Juarez, o Acorda Brasília e nessa mesma emissora. Futuramente, o também já saudoso, Ricardo Noronha criou, o projeto “Os Gigantes do Rádio” e trouxe,  a Rádio Planalto AM de volta, pra Brasília. O Juarez Vieira e o Roberto Cavalcanti, também estava nesse time.  

               Certo dia, “Os Gigantes do Rádio” fracassaram. O Ricardo Noronha morreu, vítima de câncer, o Roberto Cavalcanti, o “Perdigueiro” foi pra uma TV de Goiânia e o Juarez Vieira, pra Rádio Atividade FM. Eu continuei me comunicando, com o Juarez, pelo whatsapp e sempre que possível. A última vez que nós falamos foi entre, a semana do natal do ano passado e a réveillon desse ano.  

Eu assistir o telejornal, DF 02 da Rede Globo na noite do último sábado, (07/02) e fui surpreendido com a morte do Juarez Vieira na manhã, daquele dia. Hoje, segunda-feira, (09/02), eu resolvi abrir, essa edição do Plantão de Polícia, HERON NOTÍCIAS com a cobertura dessa tragédia. Ela é a minha humilde homenagem e o meu último adeus, ao “locutor dos passarinhos”. Juarez Vieira, meu saudoso amigo vá, em paz, se una aos grandes astros da nossa amada, Rádio Planalto AM, que já estão aí no céu e te esperando de braços abertos.

Juarez Vieira será ou já foi cremado, nessa segunda-feira, (09/02), no cemitério, Jardim Metropolitano do Valparaíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário