Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2024

 

13 ASSASSINOS PRESOS SÓ NA 1ª QUINZENA DE JUNHO EM BRASÍLIA


FOTO DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF): www.pcdf.df.gov.br

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadeou, nessa terça-feira, (25/06), Operação Animus Necandi 04 (FOTO), aqui em Brasília. O objetivo era efetuar,  o cumprimento de diversos mandados de prisão de certos assassinos (FOTO). Eles cometeram, os crimes de homicídio ou feminicídio e resultaram, em prisões preventivas ou condenatórias decretadas pelo Poder Judiciário. Nessas duas semanas ou 1ª quinzena de junho foram cumpridas 13 prisões decorrentes de mandados e que estavam pendentes exclusivamente de homicídio. Os assassinos encontravam-se, em local incerto e ignorado.

A realização da operação demandou planejamento estratégico tático e operacional. Nela, os levantamentos de informações acerca da identificação, periculosidade e localização dos criminosos a serem capturados. A operação policial recebeu essa denominação em razão da expressão “ANIMUS NECANDI”, etimologicamente proveniente do latim, que significa “intenção de matar” ou “vontade de matar”, sendo utilizada no Direito Penal para destacar o dolo do agente ao praticar o crime contra a vida de outra pessoa, correspondendo à vontade do agente em ceifar a vida do ser humano.

PRISÕES DE DESTAQUE

I – Um grupo de quatro pessoas do sexo masculino matou, o jovem Christian Peterson Ferreira, de 19 anos de idade. Ele foi morto com 12 tiros de arma de fogo, no dia 14/09/2021, em uma chácara do Sol Nascente/DF e por conta de uma briga de trânsito. Três meliantes já estavam presos preventivamente, contudo, o quarto investigado e denunciado ainda não havia sido localizado. Ele foi preso, no dia 19/06/2024 e por policiais civis da CHPP/PCDF.

II – O caso de desparecimento de um jovem de apenas 16 anos, que despareceu no dia 06/04/2016. O fato aconteceu, na Quadra 307, do Recanto das Emas/DF, “Boca do Inferno”. Esse rapaz foi sido encontrado posteriormente morto, vítima de homicídio, em 12/04/2016, cuja autoria recaiu sobre duas pessoas do sexo masculino e vizinhos da vítima. Um dos assassinos foi preso à época e o segundo capturado, pela CHPP no dia 07/06/2024, para cumprimento da pena.

III – Ao todo foram cumpridos, 07  mandados de prisões condenatórias e 08 mandados de prisões preventivas. O total foi de 13 prisões e todas, por crimes de homicídios. A operação Animus Necandi 04 contou com quatro Delegados de Polícia, 21 Agentes de Polícia e 06 Escrivães de Polícia.

A CHPP/PCDF concentra suas investigações na elucidação e na responsabilização dos mais diversos tipos de criminosos voltados à prática de homicídios, em especial aos que oferecem maior periculosidade com vistas a matar pessoas, ao ponto de tatuarem em seu corpo os artigos 121 do Código Penal (que corresponde ao crime de homicídio), bem como o art. 157, § 3º, II, do Código Penal, (latrocínio, quando da violência para roubar resulta em morte).

O crime de homicídio é punido, pelo artigo 121 do Código Penal Brasileiro diz: “matar alguém é crime e a pena de reclusão é de 06 a 20 anos de cadeia. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida, a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir, a pena de um sexto a um terço”. Xilindró nesses assassinos de Brasília, pra ficarem espertos.

      FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pcdf.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário