Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2024

CRIME ORGANIZADO DA EXTORÇÃO VIRTUAL NO XILINDRÓ DE BRASÍLIA “PRA FICAR ESPERTO” 


FOTO DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF): www.pcdf.df.gov.br 

   Um crime organizado da extorsão virtual acabou no xilindró de Brasília, nessa quinta-feira, (02/05), pra ficar esperto (FOTO). A prisão desses marginais aconteceu, quando a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, a “Operação Vindima” (FOTO). Os agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) agiram, para desarticular essa corja que é especializada, em extorsão virtual. A ação ocorreu em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, com o apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS). Durante a operação, 07 mandados de prisão temporária e 05 de busca e apreensão foram cumpridos. Todos os membros da organização criminosa foram presos, incluindo 03 que já cumpriam, pena por tráfico de drogas e um que estava em monitoramento eletrônico.

As investigações comprovaram, que o grupo e liderado, por bandidos reclusos no sistema prisional. Os marginais utilizavam, as plataformas de relacionamento online para aliciar e extorquir vítimas. O alvo desses bandidos era principalmente homens e com alto poder aquisitivo. “Após estabelecer contato e ganhar, a confiança das vítimas, os criminosos convenciam-nas a enviar fotos íntimas. Com posse do material iniciavam, um processo de extorsão, ameaçando divulgar as imagens caso não recebessem, um pagamento de R$ 20 mil”, explica o delegado Eduardo Del Fabbro, da DRCC.

Os bandidos dessa máfia responderão, pelos crimes de extorsão, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e associação criminosa. As penas máximas e somadas resultam, em 28 anos de cadeia. “Até o momento, 05 vítimas no Distrito Federal foram identificadas, mas a PCDF estima que o número possa ser maior, devido à natureza das plataformas utilizadas pelos criminosos. A investigação continua, para identificar outros membros da organização e possíveis vítimas”, conclui o delegado.

A Operação Vindima contou, com a importante colaboração da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) e resultou na desarticulação completa da organização criminosa. Essa equipe demonstrou,  o compromisso da PCDF no combate aos crimes cibernéticos e na proteção da população.

As investigações comprovaram, que o crime organizado era liderado, por bandidos reclusos no sistema prisional. Esses marginais utilizavam, as plataformas de relacionamento online para aliciar e extorquir vítimas, principalmente homens, com alto poder aquisitivo. “Após estabelecer contato e ganhar a confiança das vítimas, os criminosos convenciam-nas a enviar fotos íntimas. Com posse do material, iniciavam um processo de extorsão, ameaçando divulgar as imagens caso não recebessem um pagamento de R$ 20 mil, explica o delegado Eduardo Del Fabbro, da DRCC.

O crime de extorsão é punido, pelo artigo 158 do Código Penal Brasileiro, que diz, “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça. Isso, com o intuito de obter para si ou para outrem, a indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa: Extorsão é crime e a pena de reclusão, é de 04 quatro a 10 anos de cadeia e multa”.

Eu pergunto a você, meu caro e querido leito:

_ “Desde quando, bandido assume, o que faz” ?

A verdade é que o Crime Organizado, em si é uma praga, que há mais de 40 anos infelizmente instalou-se, no seio da sociedade brasileira e difícil de ser destruído, mas não impossível. Basta, as autoridades, principalmente as do Congresso Nacional fazerem, leis mais duras, rigorosas e sem brechas, para passar, a mão na cabeça de criminoso nenhum e não poupar máfia nenhuma.

 Passou da hora dos bandidos do Brasil, de uma forma geral, ou seja “marginais pés de chinelo ou do colarinho branco, de terno e gravada sentirem, o “peso das mãos da Lei e da Justiça”. Isso, é, se é que existe Justiça de verdade no Brasil.

FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pcdf.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário