Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2024

ESTELIONATÁRIO MAFIOSO E ASSASSINO ESTÁ NO XILINDRÓ DA ASA NORTE “PRA FICAR ESPERTO” 

FOTO DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF): 

 www.pcdf.df.gov.br 

   Um estelionatário e mafioso de 35 anos de idade acabou no xilindró da 5ª DP da Asa Norte de Brasília (FOTO). A prisão preventiva desse marginal aconteceu, pela Operação Venastus Dolo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e por meio da 5ª DP. O marginal foi capturado na manhã, dessa quarta-feira, (24/07), pra ficar esperto. Foram cumpridos, 02 mandados judiciais no âmbito de uma investigação e que foi iniciada, após uma denúncia de estelionato. A PCDF incluiu também, uma  busca em um endereço relacionado, a uma possível integrante da associação criminosa. Também foi realizado, o bloqueio de R$ 400 mil nas contas dos marginais. A investigação começou, após uma denúncia de estelionato. O bandidão conheceu, a vítima em um evento e se apresentando, com uma identidade falsa.

O marginal possui, um histórico criminal extenso e incluindo, homicídio qualificado. Ele assassinou, o seu próprio pai e para obter, o dinheiro do seguro de vida. O criminoso também tem, um longo histórico de estelionatos, ele utilizou, identidades falsas, para enganar vítimas e obter vantagens financeiras.

CRIMES E ENVOLVIMENTO

O bandião costumava se passar, por um grande empresário, investidor e pessoa de grande influência. Ele sempre ostentava riqueza, em festas, bares e eventos na capital. Entre os casos de estelionato cometidos por ele estão: 23/12/2022: A vítima relatou que o estelionatário, seu ex-namorado, a perseguiu utilizando identidade falsa. Ele já havia sido preso anteriormente por matar, o pai da vítima. 06/01/2023: A vítima foi convencida pelo marginal, sob falsa identidade, a investir dinheiro. Ele prometeu retornos financeiros que nunca foram cumpridos.

Em 13/02/2023: A vítima relatou que o criminoso, a ameaçou pessoalmente e por meio de mensagens, após uma transação comercial malsucedida. Em 21/03/2023: A vítima manteve, um relacionamento com esse golpista, que a convenceu, a fazer vários empréstimos e sob a promessa de retorno financeiro.

 

DETALHES DA OPERAÇÃO

 

Durante a investigação foi identificado, que o suspeito utilizava diversas identidades falsas e frequentemente mudava de endereço, para evitar a captura. Ele se associou com outras pessoas, para cometer crimes financeiros e lavar dinheiro. A Operação Venastus Dolo envolveu, 152 policiais e 52 viaturas. Tudo isso, com a apuração de 471 ocorrências policiais envolvendo vítimas idosas, resultando na instauração de 119 procedimentos investigativos e atendimento a 778 vítimas.

CRIMES INVESTIGADOS

Estelionato Qualificado: Utilização de identidade, falsa para induzir a vítima a erro e obter vantagem econômica ilícita. Pena máxima: 08 anos de reclusão. Associação Criminosa: Organização de um grupo, para a prática de crimes financeiros e a pena máxima: 03 anos de reclusão. Lavagem de Capitais: Ocultação e dissimulação de recursos obtidos ilegalmente e a. pena máxima: 10 anos de reclusão. Violência Patrimonial e Psicológica: Utilização de relação afetiva, para obter vantagens econômicas ilícitas, conforme definido pela Lei Maria da Penha. Ameaça: Envio de áudios ameaçadores à vítima e a pena máxima: 06 meses de detenção.

A soma das penas máximas para os crimes mencionados totaliza, 21 anos e 06 meses de cadeia. O artigo 171 do Código Penal Brasileiro diz: “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Estelionato é crime, a pena de reclusão é de 01 a 05 anos de cadeia e multa”.

Por último, o crime de homicídio é punido, pelo artigo 121 do Código Penal Brasileiro diz: “matar alguém é crime e a pena de reclusão é de 06 a 20 anos de cadeia. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida, a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir, a pena de um sexto a um terço”.

Xilindró nesse mafioso de Brasília, pra ficar esperto. Eu só tenho, uma pergunta a fazer, a você meu caro leitor:

_ “Desde quando, bandido assume, o que faz” ?

A verdade é que o Crime Organizado, em si é uma praga, que há mais de 40 anos infelizmente instalou-se, no seio da sociedade brasileira e difícil de ser destruído, mas não impossível.  A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) não passaram, a foto e nem o nome desse criminoso.            

     FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pcdf.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário