Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2024

 9ª DP DETONOU TEIA DE GOLPES VIRTUAIS DE CARROS FANTASMAS NO LAGO NORTE



FOTOS DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF): www.pcdf.df.gov.br 

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a 9ª DP do Lago Norte deflagraram, na manhã, dessa sexta-feira, (26/04), a Operação 03 Minute Rule (FOTOS). A intensão foi detonar, um sofisticado crime organizado que aplicava, golpes eletrônicos de falsos sites de leilão de carros. A máfia agia impunimente, aqui em Brasília há menos 05 anos na prática desses delitos. De acordo com as investigações, o grupo criminoso operava de forma meticulosa, ao clonar websites reais de empresas de leilão de veículos e criar cópias idênticas com apenas uma diferença: a extensão do endereço eletrônico. Os sites clonados, com a terminação .net, eram impulsionados em mecanismos de pesquisa como o Google, induzindo as vítimas a acreditarem que se tratava da empresa original. Os marginais geravam vários prejuízos estimados em R$ 470 mil às vítimas e elas descobriram, um complexo esquema de lavagem de dinheiro. Ao entrar no site falso, as vítimas eram direcionadas, para um falso atendimento e na via WhatsApp. Ali, os mafiosos passavam-se, por representantes da empresa real e as induziam, a realizar depósitos. Os marginais incentivavam as empresas, a fazerem lances em veículos inexistentes. O objetivo do crime organizado era aumentar, a credibilidade e as falsas notas de arrematação eram enviadas. As vítimas só percebiam, o golpe um mês depois e quando o carro nunca era entregue.

Os golpes eletrônicos de falsos sites de leilão de carros tinham, mais de 10 instituições financeiras diferentes e que foram utilizadas no esquema criminoso. Essas empresas recebiam, os valores dos golpes e das transferências para dificultar, o rastreamento do dinheiro. Havia abertura de contas, em comunidades do Rio de Janeiro e para desviar, a investigação do Estado de São Paulo, que é a área de atuação da associação criminosa.

Localizado em Santo André em São Paulo, o local era um ponto de trabalho formal, com criminosos atuando das 8h às 18h, para aplicar golpes em todo o Brasil. A operação revelou, a magnitude do esquema:  540 websites maliciosos, os quais foram mapeados e derrubados, pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Centenas de vítimas espalhadas, por todo o país e 10 ocorrências registradas somente na 9ª DP do Lago Norte.

De acordo com o delegado da 9ª DP, Eric Sallum, a operação desta manhã resultou na derrubada de todos, os 540 websites maliciosos. Eles são alvos da investigação e no bloqueio das contas bancárias dos bandidos, para recuperar os valores das vítimas e evitar novos golpes. A intensão da Operação 03 Minute Rule foi a apreensão de veículos, os bens de valores e entre, eles um jet-ski, para ser ressarcido.

O indiciamento dos criminosos, desde os que exerciam funções consideradas mais simples e até os mentores intelectuais do esquema. Os marginais irão responder aos crimes de organização criminosa, lavagem, de dinheiro e dezenas de fraudes eletrônicas. As penas somadas podem alcançar mais de 30 anos de prisão.

Alerta à População: A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) reforça, a importância de redobrar, os cuidados com relacionamentos e ações nos ambientes digitais. Verificar a autenticidade de websites e perfis antes de realizar qualquer transação. Denunciar e registrar, a ocorrência sobre os golpes eletrônicos à PCDF.

A Operação 03 Minute Rule demonstra, o compromisso da PCDF no combate à criminalidade cibernética. Protegendo a população e punindo, os responsáveis por crimes dessa natureza. “As novas tecnologias alteraram a sociedade pra sempre. Jamais retornaremos ao tempo de sossego e possibilidade de desatenção com a segurança cibernética. A polícia faz seu papel repressivo, mas a população deve redobrar os cuidados com seus relacionamentos e ações nos ambientes digitais. A ampla disponibilidade de mecanismos de IA irá potencializar ainda mais as capacidades dos golpistas”, destaca o delegado Erick Salum.

O artigo 171 do Código Penal Brasileiro diz: “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Estelionato é crime, a pena de reclusão é de 01 a 05 anos de cadeia e multa”.

       Eu só tenho, uma pergunta a fazer, a você meu caro leitor:

_ “Desde quando, bandido assume, o que faz” ?

A verdade é que o Crime Organizado, em si é uma praga, que há mais de 40 anos infelizmente instalou-se, no seio da sociedade brasileira e difícil de ser destruído, mas não impossível. Basta, as autoridades, principalmente as do Congresso Nacional fazerem, leis mais duras, rigorosas e sem brechas, para passar, a mão na cabeça de criminoso nenhum e não poupar máfia nenhuma.

 Passou da hora dos bandidos do Brasil, de uma forma geral, ou seja “marginais pés de chinelo ou do colarinho branco, de terno e gravada sentirem, o “peso das mãos da Lei e da Justiça”. Isso, é, se é que existe Justiça de verdade no Brasil.

        FONTE DAS INFORMAÇÕES: www.pcdf.df.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário