Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

 

GAB COMBATEU PIRATARIA NA INTERNET EM GOIÂNIA 


FOTO DO SITE DA POLÍCIA CIVIL DE GOIANIA (PCGO):  www.policiacivil.go.gov.br

   A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), da Polícia Civil de Goiás (PCGO) (FOTO) deflagrou, nessa quinta-feira, (05/11), a Operação 404 – Fase 02. A finalidade foi dar cumprimento a 07 mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e dá continuidade aos crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet.  A operação é realizada pelas Polícias Civis de 10 Estados, as Associações de Proteção à Propriedade Intelectual, Embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Brasil e tem por objetivo o combate à pirataria online. Trabalharam nesta ação, em Goiás, 50 policiais civis.

          Segundo os agentes, “desde as primeiras horas desta manhã, as equipes da Polícia Civil de Goiás dão cumprimento aos 07 mandados de busca e apreensão e à exclusão de dois sites”. Eles contaram, “os dois aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais, também estão incluídos, nesse processo também”. Para os canas quentes, “os mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos no Estado de Goiás tiveram alvo identificado pela Polícia Civil”. Os tiras contaram, “com base em elementos informativos coletados, em ambientes virtuais com indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva”.

          Os policiais disseram, “a ação integrada no combate, à pirataria online está sendo desencadeada ainda, como mencionado, com a colaboração das Embaixadas dos Estados Unidos”. Eles citaram, as cidades e regiões norte americanas: “(Adidancia de Polícia de Imigração e Alfândega – Homeland Security Investigations/HSI – e o Departamento de Justiça) e do Reino Unido no Brasil (IPO – Intellectual Property Office e PIPCU – Police Intellectual Property Crime Unit)”.

      A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) disse, “no Brasil, a pena para quem prática este crime é de reclusão, de 02 a 04 anos, e multa. Além dos crimes de associação criminosa e lavagem de capitais”. Os canas quentes concluíram, “a ação resultou na apreensão de cinco carros e motocicletas de luxo, lavratura de um auto de prisão em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo. Nesse meio estão incluídos também: cartões bancários, maquininhas de crédito, documentos e dinheiro, inclusive moeda estrangeira”.

          A operação denominada 404 faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP, para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível. A primeira fase foi deflagrada em 1º de novembro de 2019 com o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão. Bloqueio e/ou suspensão de 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e a remoção de perfis e páginas em redes sociais.

           FONTE DAS INFORMAÇÕES:  www.policiacivil.go.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário